Top Bartender: Uma Experiência Sensorial

Por Maria Eduarda Gomes | Fonte: Inesquecível Casamento

Desde 2007 a marca aguça os sentidos de seus clientes – paladar e olfato em especial – através de drinques e coquetéis que conquistam da preparação ao resultado final. Conheça!

Dez anos atrás, Levy Barros desembarcou no Brasil, após um período trabalhando em bares de um transatlântico, com emprego garantido – acabara de passar para um concurso público – e diploma de turismo e hotelaria debaixo dos braços. Eram dois caminhos completamente distintos a seguir, mas optou por sua percepção – a de que existia uma forte tendência na coquetelaria mundial – aliada a sua paixão: o bar, local em que possuía vasta experiência como bartender e chefe. E assim surgiu a Top Bartender. De lá pra cá muita coisa mudou, menos os pilares da empresa: oferecer uma coquetelaria premium e requintada, a fim de proporcionar a cada convidado uma experiência sensorial única, inesquecível e claro: saborosíssima.

1) O que diferencia a Top Bartender das demais empresas do mercado?
Consideramos como uma forte característica da nossa marca a experiência sensorial proporcionada em cada drinque. Fomos pioneiros na gourmetização de caips em eventos, sempre buscando associar sabores que valorizam ainda mais a nossa diversidade de especiarias, como ervas, temperos e até mesmo espumas moleculares. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência única para os convidados. Como um grande diferencial, nossos clientes sempre contam com novidades, sejam elas nos sabores ou na apresentação dos drinques. Além disso, possuímos cardápios exclusivos, uma equipe finamente treinada com qualidade de atendimento e apresentação, logística e planejamento.

2) No que se destacam? O que os noivos podem esperar?
Os noivos podem esperar de nós um bar de excelência, tanto na coquetelaria apresentada, quanto no atendimento, que certamente renderá muitos elogios por parte dos convidados e familiares. Estamos sempre antenados nas novidades, para que nossos noivos possam ter um cardápio atual e moderno, sempre de acordo com as preferências e estilo de cada um.

3) Como é o esquema de trabalho da empresa, do início ao fim do casamento?
Pensamos que o primeiro contato é primordial. Desde o início, prezamos pelo atendimento personalizado e principalmente: rápido. Os noivos ficam ansiosos, afinal estamos falando do dia mais importante da vida deles, então buscamos sempre velocidade nas respostas e envio da proposta, após podemos fazer uma degustação personalizada para escolha do cardápio. Mais próximo do evento, todas as informações são pré alinhadas junto aos noivos, cerimonial e decoração. Nossa pré-produção conta sempre com materiais selecionados e impecáveis para o evento. Somos rigorosos ao escolher insumos e produtos, seguindo todo nosso padrão de execução no grande dia, para que tudo saia perfeito e para ter o feedback após o evento.

4) O que está incluído na contratação do serviço?
Depende de cada evento e cardápio escolhido. Alguns noivos preferem fornecer as bebidas, outros preferem que a gente forneça. Mas independente disso, toda operação de bar está incluída, como insumos, frutas, materiais de bar, copos, logística, descartáveis, etc. Buscamos sempre cuidar de todos os detalhes para que o cliente deixe tudo por nossa conta e desfrute ao máximo do bar.

5) Existem outros serviços que os noivos precisam contratar quando fecham com a empresa?
Que precisam não, mas podem também contratar serviços que estão ligados ao bar, como a sabragem (técnica de abrir o espumante com a espada para o momento do brinde dos noivos), shots na pista, mixologia molecular, welcome drink, entre outros.

6) Oferecem algum plus no serviço? Por exemplo, um bar de cervejas, de whisky, caipirinhas etc…?
Para agradar paladares mais amargos, temos nosso Gin & Tonic Experience, um bar só de gim tônica, drinque que está super em alta, com diversas variações de botânicos. Também podemos fazer um bar só com drinques a base de whisky, bar só de caipirinhas, ou mesmo somente de drinques moleculares.

7) Hoje em dia é muito comum encontrarmos convidados que têm restrições alimentares ou até mesmo não ingerem álcool. Vale incluir algumas opções para eles? Se sim, quais seriam as oferecidas pela Top Bartender?
Com certeza. Para nós cada convidado é especial, então alinhados com os noivos, procuramos ao máximo operar nossos bares com opções que atendem a todos, sendo diversificando os sabores ou oferecendo opções também sem álcool. O importante é que todos participem sempre.

8) O open bar do casamento tem um ponto que gera muitas dúvidas: a quantidade de bebidas x convidados. Como vocês fazem para passar segurança aos noivos quanto a isso?
A segurança que passamos é com base na experiência e estatísticas que vivenciamos de acordo com os eventos que já realizamos. Existem cálculos médios de bebidas, mas cada evento tem sua particularidade, como o local, tipo de público, posicionamento do bar, bebidas servidas pelo bufê, tipo de bufê… Tudo isso pode interferir no consumo. A bebida nunca pode faltar, por outro lado sobrar de mais quando os noivos fornecem, também não dá. Sendo assim, sempre procuramos estudar cada evento para garantir que nunca falte nada e nem sobre de mais. Também oferecemos opções de consignação para bebidas premium, de forma que não haja gastos desnecessários.

9) No ano passado nós vimos tendências, como o drinque da noiva e o drinque do noivo, dominarem os casamentos. Qual o palpite para esse ano?
As tendências cada dia mais serão com relação à personalização e exclusividade, afinal os noivos querem e precisam se sentir únicos, sendo assim o céu é o limite. Cada vez mais pedem coquetéis exclusivos, taças/canecas diferentes… Isso faz parte do processo de personalização e proporciona para cada convidado, uma experiência que ele só terá ali no casamento.

10) Quais são as novidades e projetos da Top Bartender para 2017?
Estamos trabalhando em uma carta de coquetéis totalmente exclusiva, com drinques de assinatura e releituras, que lançaremos em breve. Desejamos cada vez mais trazer a experiência de um bar profissional e moderno, pois já foi a época que o bar do casamento se resumia à caipirinhas clássicas e ficava escondido. O bar vem cada vez mais sendo um ponto alto na festa, com grande destaque, por isso precisamos sempre inovar, trazendo novas experiências.

+ DA TOP BARTENDER:

Número de funcionários na empresa: sete fixos e mais de 30 colaboradores, contabilizando nos finais de semana nos eventos
Média de casamentos por ano: mais de 100
Hora extra: cobra-se um percentual sobre o total do serviço, que pode ser negociado caso seja fechado com antecedência e/ou em eventos muito longos
Tempo de antecedência para entrar em contato: de seis meses a um ano
Drinques mais pedidos: Gin Tônica, Moscow Mule, Aperol Spritz, Apple Martine, Mojito, Caip’s Gourmet, entre outros

OS DRINQUES DE 2017

  • Gin tônica: cada dia mais vem ganhando seu espaço nos eventos e releituras incríveis
  • Moscow mule: sempre um queridinho. Nossa releitura é sucesso, feita com espuma de gengibre e servida em uma caneca exclusiva
  • Hugo Spritz: conhecido por Spritz dos Alpes, é uma versão do Aperol feita com licor de Sabugueira, hortelã, água com gás e espumante
  • Rum como base: os drinques caribenhos prometem para esse ano

+ Ingredientes que vão bombar: sodas artesanais, gim, rum, espumas saborizadas, frutas desidratadas, bitters, coquetéis defumados

SOLUCIONANDO PONTOS DE PREOCUPAÇÃO

Filas no bar: “sempre trabalhamos com uma equipe maior e com capacitação, para que o serviço seja executado com mais velocidade e mantenha nosso padrão de qualidade”

Álcool além da conta: “entendemos que o consumo de bebida alcoólica precisa ser consciente, sendo assim, nunca servimos destilados puros. Nossos coquetéis são equilibrados e sempre orientamos a equipe a observar os convidados. Se percebemos que algum está extrapolando, sugerimos uma água ou algum coquetel mais nutritivos e sem álcool. Nossa maior preocupação é que todos curtam o grande dia dos noivos com alegria e moderação”

#FICA A DICA: BAR x BUFÊ

“Harmonização com bar e bufê é algo relativamente novo e acreditamos ser uma supertendência por proporcionar uma experiência ainda melhor e mais aguçada. Mas para isso, os dois serviços precisam cada vez mais trabalhar em harmonia