Linha fit para casamentos

Por Amanda Reia | Fonte: Inesquecível Casamento

Unir o sabor aos ingredientes que fazem bem à saúde é a principal proposta da linha fit. Então, se deseja oferecer uma alimentação mais saudável aos convidados, veja como o mercado está preparado para atendê-la.

Não há nada melhor do que comer sem culpa, principalmente, numa festa de casamento, onde um prato é melhor que o outro. Sem falar nos doces que, para alguns, é a melhor parte. Pensando na felicidade dos convidados e na saúde também, muitos profissionais estão cada vez mais preocupados em criar produtos saborosos e ao mesmo tempo saudáveis. A linha fit chegou para ficar: são comidas, doces e – por que não?! – drinques que, além de deliciosos, vão deixar todos em forma. Quem tem alguma restrição alimentar também vai poder aproveitar tanto quanto os outros, os menus são facilmente adaptados às necessidades dos convidados. Agora veja as opções que separamos para montar um cardápio fit.

→ BUFÊ

MÁRCIA PIMENTEL BUFFET
Hugo e Flávia Pimentel junto com o marido dela, Bernardo Chaves, criaram a Cozinha Fitness para que as pessoas pudessem se alimentar melhor de uma forma prática. Motivada pelos filhos, Márcia Pimentel decidiu adaptar o conceito da loja para acrescentar a linha fit ao menu do Márcia Pimentel Buffet, presente há 14 anos em Brasília. Com intuito de oferecer pratos mais saudáveis aos clientes, Márcia reuniu nutricionistas para criar um cardápio balanceado, leve e saboroso para casamentos. O resultado foi uma lista de mais de 20 pratos, que já tem um ano de sucesso. Veja alguns deles:

  • filé de frango ao molho de ervas com purê de batata doce roxa
  • salmão escalfado com molho de maracujá e arroz integral com amêndoas
  • fettucine integral ao molho branco com espinafre
  • cheesecake de ricota

VALOR ENERGÉTICO

O prato fit tem geralmente 400 calorias, alguns podem ter até menos. O segredo é evitar ou tentar usar o menos possível ingredientes como manteiga, óleo e molhos pesados, afirma Márcia.

OS MAIS PEDIDOS

Sucos especiais e refeições completas com uma opção de carne, molho, acompanhamento e legumes.

OPÇÃO {A} GASTRONOMIA
Impulsionado por clientes preocupados com a saúde alimentar, o Opção {A} Gastronomia – há seis anos em São Paulo – começou a investir no setor fit há dois anos. Desde então, o empresário Carlos Coutinho conta que a equipe passou a ter novas experiências gastronômicas, aprendendo a conhecer o organismo do ser humano e a nutri-lo de forma saudável. Com a ajuda de uma nutricionista, o bufê produziu um cardápio mais equilibrado.

VALOR ENERGÉTICO

O prato de posta de salmão grelhado com batatas doce tostadas e mix de folhas orgânicas ao molho de limão siciliano é um dos queridinhos dos noivos. A combinação reúne três tipos de alimento: carboidratos, proteínas e fibra. Segundo Carlos, são 520 calorias ao todo, enquanto o tradicional teria em torno de 820 a 850.

OS MAIS PEDIDOS

Bebidas energéticas naturais à base de frutas e grãos, uma perfeita combinação nutritiva.

→ DOCES

BÁRBARA TREVISANI CHOCOLATES E DOCES FINOS
Quando viajou para pesquisar sobre doces europeus, Bárbara Trevisani percebeu que, principalmente na França, havia o hábito de consumir produtos com menos açúcar. Por isso, há 12 anos em Curitiba, a empresária se preocupa em fazer doces de qualidade sem esquecer os cuidados com a saúde.

A fim de chegar ao produto ideal, Bárbara conta que inúmeras receitas são testadas para adequar sabor, textura, agregando ingredientes mais saudáveis, sem perder o paladar, claro. “O prazer na degustação não pode faltar, porque essa é a característica principal do doce”, explica. Para ter o sabor perfeito, além do testes, a equipe recebe o auxílio de profissionais da nutrição. Agora veja algumas delícias da linha fit:

  • doce de damasco com castanhas do para: suave creme de damasco elaborado sem adição de açúcar com castanhas
  • doce de abacaxi com coco, feito com leite condensado light
  • barrinhas de chocolate de origem 70% de cacau com pistache, amêndoas e passas

VALOR ENERGÉTICO

Há uma redução de 30 a 40% do teor de açúcar em relação aos produtos tradicionais. Bárbara ressalta que não é utilizado nenhum tipo de química: “procuramos trazer a doçura através de produtos naturais”.

OS MAIS PEDIDOS

A linha de chocolates e os brigadeiros gourmet são os que fazem mais sucesso entre os noivos.

CAROLINA SALES PÂTISSERIE DE BRIGADEIROS
Quando teve sua filha, Carolina Sales deu início a sua linha fit. Ela precisava emagrecer e, como é apaixonada por doces, criou opções saudáveis para matar a sua vontade de vez em quando. Para criar o novo menu, a empresária, que tem duas lojas no Rio de Janeiro, botou em prática tudo o que aprendeu com sua nutricionista e ainda conta com a ajuda dela para desenvolver a tabela nutricional.

Todos os produtos podem ser feitos na versão fit, basta o cliente dizer a restrição que deseja. Conheça as opções, são inúmeros sabores:

  • bolos sem glúten
  • bolos sem lactose
  • brigadeiros sem glúten e açúcar
  • brigadeiros e bolos sem açúcar e com proteína
  • trufas diet
  • chocolates diet e com gojy berry

VALOR ENERGÉTICO

Como são muitos produtos, Carolina mostrou a diferença nutricional entre o brigadeiro protéico e o ao leite. Um porção de 40g do primeiro que, além de conter proteína, é sem açúcar, tem 15g de carboidratos, enquanto 20g do ao leite tem 22g.

OS MAIS PEDIDOS

Os brigadeiros de colher diet e os bolos sem glúten caíram no gosto do público.

→ OPENBAR

TOP BARTENDER
Ao observar que as pessoas estão cada vez mais preocupadas em cuidar do corpo e da saúde, Levy Barros decidiu apostar no segmento fit. E para ser saudável, não é preciso deixar de fora o glamour de degustar um cocktail.

Tudo começou com a proposta de uma ação, na cidade maravilhosa, para um evento de fisiculturismo. Foram testadas várias receitas e combinações até chegar aos três drinques com whey protein. Na ocasião, havia quantidade e horário determinados para o serviço, mas o sucesso foi tão grande que a empresa dobrou o número de drinques e o tempo para servi-los.

A Top Bartender sempre está em busca de clientes que desejam algo exclusivo e, por isso, desenvolve produtos de acordo com o perfil de cada um. Para quem valoriza a alimentação, a empresa desenvolveu drinques fit com finalidade energética, hidratante, estimulante, além do sensorial.  Veja as opções:

  • morango, néctar de laranja e whey protein de morango
  • abacaxi, água de coco e whey protein de baunilha
  • suco de abacaxi, limão, xarope de romã e energético
  • chá preto, strawberry syrup e limão
  • banana colada fit: creme de leite light fresco, suco de abacaxi, whey protein de banana e leite de coco light

VALOR ENERGÉTICO

Segundo Levy, os drinques fit têm basicamente o mesmo valor energético dos tradicionais, porém, é preciso considerar as calorias de uma medida de whey protein.

Mais novidade! Está em fase de criação uma nova linha de drinques fit com propriedades nutritivas, estimulantes e detox. Aguardem!